Os tipos do Eneagrama
- Olhando detalhadamente cada tipo
Tipo 3
Quadro de Afirmações Típicas
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Lembro que em criança era apreciado pelo que fazia.
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Vejo-me como uma pessoa dinâmica, otimista e capaz de resolver qualquer problema.
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Sinto necessidade de preencher a minha vida com muitas atividades.
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Preocupa-me muito a hipótese de não ser aceito pelos outros.
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Gosto que me elogiem.
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Para mim a palavra "êxito" significa muito.
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Para mim é muito importante projetar uma imagem vitoriosa.
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Gosto de trabalhar em equipe e de ser um bom elemento dela.
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Identifico-me com a eficiência, a precisão e o profissionalismo.
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Parece-me natural ser capaz de organizar as coisas e terminá-las.
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Gosto de ter objetivos claros e saber em que ponto me encontro, no caminho até esses objetivos.
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Gosto de esquemas de processo, gráficos e outros indicadores acerca de meu desenvolvimento.
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As outras pessoas me invejam porque consigo fazer muitas coisas.
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Gosto de agir.
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Em geral, prefiro estar implicado no desenvolvimento de uma ação do que ficar observando de fora.
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As primeiras impressões são muito importantes para mim.
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Para mim, não é problema tomar decisões.
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Para conseguir êxito, às vezes é preciso passar por cima (deixar de lado) as próprias normas.
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Quando olho para o meu passado, consigo recordar mais facilmente o que fiz de bom do que o que fiz de mau.
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Odeio quando me dizem que o que estou fazendo não caminha bem.
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Tenho tendência para ser uma pessoa positiva e empreendedora.
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Sinto-me bem como assessor de um projeto.
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Identifico-me tanto com o meu trabalho ou papel que me esqueço até de quem eu sou.
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Acredito que a aparência é importante.
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Acredito que preciso ter sucesso em muitas coisas para que os outros me apreciem.

Visão geral
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Foram crianças apreciadas por suas realizações (perguntavam-lhes pelo desempenho e não pelas emoções).
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Aprenderam a controlar emoções próprias e a direcionar a atenção para a conquista do status que lhes asseguraria o amor. Evitam o fracasso, porque só os vencedores são dignos de amor ("sou bom quando venço").
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Irradiam desenvoltura que desperta confiança e segurança atmosfera positiva. Otimismo e bem-estar. A vida é dimismo e alegria. São grandes empreendedores, identificam-se com a imagem de juventude-energia-competição.
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Acham fácil realizar tarefas com eficiência e competência, fixar metas para si e atingi-las.
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Entusiasma, motiva e capacita outras pessoas a progredir. Dá apoio extraordinário a metas do próprio grupo, incentiva outros a lutar por metas, a se valorizarem.
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"Sexto sentido" para avaliação de tarefas e dinâmica de trabalho em grupo.
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Identifica-se com a organização a que pertence (comunidade, empresa).
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Cria bom clima de trabalho e mantém o grupo coeso.
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Consegue influência e leva a bom termo os projetos em que acredita.
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E o tipo intermédio dos que têm o coração como centro. Mas é o tipo que tem mais dificuldade para perceber seus sentimentos.
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Seu "termômetro" constante é: "Será que terei êxito?" "chegarei lá?"
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Suas energias vitais procedem do êxito. Trabalham por recompensas externas. Permanecem tão ocupados, que não dão tempo de deixar que a vida os deprima. Como o valor depende do trabalho, comprometem-se integralmente com uma tarefa.
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Não demoram entre o pensar e o agir, arriscam sem medos.
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Mantêm uma programação atulhada, sem tempo livre para que os sentimentos aflorem (viciados em trabalho). A inatividade imposta pode ser terrível.
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São intolerantes para com os que trabalham abaixo de suas capacidades e para com os que se deixam abater pelas emoções.
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E importante manter vivos projetos e expectativas, é primordial evitar fracassos e maximizar o êxito; causar impressão, buscando sempre o prestígio. São peritos em se autopromoverem, projetando uma imagem que incorpore as características ideais de qualquer papel (podem chegar a acreditar que eles e a imagem que projetam são a mesma coisa).
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Podem sentir-se impostores, alguém que tem se safado impunemente com uma história fraudulenta sem ser descoberto.
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Quando descobrem a distância entre papéis e sentimentos, pode surgir uma verdadeira ira.
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A adaptabilidade é ao mesmo tempo uma bênção e um fardo: bênção pela capacidade de movimento rápido e eficaz sob pressão; fardo pela suspensão dos verdadeiros sentimentos.
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Identificação com realização e desempenho, eficiência, competição e impedimento do fracasso. Atenção seletiva a tudo o que seja positivo (não percebem o negativo). Tendem a "esquecer" o lado problemático do projeto — assumindo de forma positivamente exagerada aquilo com que se identificam.
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Auto-apresenta-se, mostra serviço, carreirista, procura status, lida melhor com os papéis que representa do que com ele mesmo.
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Assume qualquer disfarce e nele se dá bem. O papel que desempenha serve de proteção e motivação.
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A vida é uma luta competitiva: ganhar ou perder. Conseguem trabalhar muito e canalizar sua energia para um projeto. Geralmente são competentes e, "para fora", o parecem mais ainda, dando a impressão de estarem convencidos do que fazem.
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Muitos são exteriormente atraentes. Agem de forma otimista-jovial-inteligente-dinâmica e produtiva. Dão-se bem como vendedores, executivos, na propaganda. Projetam uma imagem de como uma pessoa empática agiria (são atores natos). Têm uma personalidade pública muito visível.
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Tendência de se tornar protótipo de seu grupo de referência e encarnar as expectativas e valores deste.
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Assumem o papel "masculino x feminino" do jeito que a época e a sociedade os entendem.
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Os valores que assume não são tanto da sociedade em geral, mas sobretudo do seu grupo de referência.
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Pessoa realizada, de boa aparência, anda com um sorriso nos lábios, parece que tudo lhe cai do céu — mas trabalha duro para ter êxito (embora não transpareça). Quando obtém êxito, emite "spots publicitários" para si mesmo, a fim de colher louvor e reconhecimento.
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Gosta de falar de suas experiências bem-sucedidas... prêmios... Sente vaidade do que faz. Apresenta-se, a si mesmo e aos seus projetos, de modo convincente.
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Não se farta de louvores — tem sede de elogios: às vezes não os recebe porque, agindo com tanta firmeza e autoconsciência, os outros nem percebem que ele precisa de elogios.
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O elogio é combustível — ainda é mais dependente da reação dos outros que o tipo 2, embora não o demonstre.
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Querem ser autoridade, criam estratégias para assumir a liderança.
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Têm um desejo vitalício de aprender. São exemplo de compromisso e ponto de união do grupo.
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Vêem as pessoas em termos do que têm ou do que podem fazer para ajudar em seus próprios projetos.
Auto-imagem: tenho êxito
Idealização: competente
Estilo de falar: propagandístico
Tentação (dilema): eficiência (competência)
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O capitalismo se baseia no dogma do tipo 3: "Quem se esforça consegue o que quer".
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Sociedade norte-americana: admira os vencedores e despreza os pobres, que são culpados pela sua sorte — vale o lucro, o rendimento, o êxito.
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Influencia até a religião: os pregadores da televisão" vendem" Jesus, não entendem a cruz.
Fuga de: recusa
Pecado de raiz: Mentira (por causa da pressão do êxito)
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Cria uma imagem de si que seja agradável, o faça vencer.
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Não são mentiras descaradas, mas sutis, que encobrem o
lado problemático das coisas e exageram suas vantagens. -
O não redimido engana em primeiro lugar a si mesmo: convencido de que a mentira é verdade (o político que diz estar tudo em ordem e ele mesmo acredita nisso).
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Não tem desejo de aprofundamento: a superficialidade funciona.
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Pragmático: verdadeiro é o que funciona.
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Consegue vender tudo — porque se vende em primeiro lugar a si mesmo.
Mecanismo de defesa: identificação (com o seu papel)
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Quando acredita numa coisa, não existem aspectos negativos nem dúvidas.
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Foge da rejeição, do fracasso.
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Enverniza-o como "vitória parcial".
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Joga a culpa nos outros.
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Abandona rapidamente um projeto e se lança noutro.
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Tem imensa auto-estima (sobreestima no não redimido). (Mimado pelo sucesso — acredita que tudo o que faz é bom e certo.)
Armadilha: vaidade (em que está preso e não redimido)
(Exierioridades secundárias: embalagem, vestuário, atividade externa, são mais importantes que o essencial.)
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É um ator nato (Reagan e João Paulo II).
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Sabem como lidar com as pessoas e as massas, mas sentem-se inseguras numa conversa pessoal (porque supõem autenticidade e profundidade).
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